Campeã de pedidos nos restaurantes mineiros do df, a lingüicinha de Formiga chega à tevê
Jorge Cardoso
Para acompanhar o chope, a porção de lingüïça é uma das pedidas
Comida mineira em Brasília já deixou de ser moda para virar hábito. Em praticamente todos os restaurantes da cidade é difícil encontrar alguém que recuse os quitutes de Minas. Mas agora, graças à personagem de Zezé Polessa em Agora é que são Elas, a nova novela das seis na Rede Globo, um prato tipicamente mineiro estará em breve, literalmente, na boca de todo o povo brasileiro: a lingüiça de Formiga.
A exuberante Tintim é dona do Garota de Formiga, o point da cidade, onde é servida a lingüicinha de Formiga, cuja receita secreta a personagem guarda a sete chaves. O prato em si não traz nenhuma inovação, mas a presença dele na novela pode torná-lo atração principal em restaurantes de todo o país. Mais fininha e apimentada que a lingüiça normal, a lingüicinha de Formiga surgiu na cidade mineira de mesmo nome e, reza a lenda, somente a iguaria feita lá é a tradicional. Com o tempo, o prato passou a ser conhecido como lingüicinha mineira e nem sempre é feito em Formiga.
A lingüiça é um prato típico de origem portuguesa, que surgiu diante da necessidade de se aproveitar todas as partes do porco, para não haver desperdício. A tradicional, conhecida como ‘‘pura’’, é de porco, feita com carne moída. Mas já existem as mistas, com carne bovina, e até as de frango. A principal diferença entre elas e a lingüicinha de Formiga está no processo de produção. O fato de ser menor do que as tradicionais exige um processo mais artesanal e cuidadoso, o que aumenta um pouco o preço do prato. Mas o sabor diferenciado e as diversas opções de uso na culinária conquistam todo mundo.
No Distrito Federal, diversos bares e restaurantes já oferecem a lingüiça , tanto nos bufês quanto em porções separadas. Segundo o sociólogo Jorge Ferreira, proprietário de quatro estabelecimentos que oferecem o prato na cidade, a lingüiça é um prato universal e a novela acabará divulgando ainda mais a culinária mineira. Todo mundo come lingüiça no Brasil, é que nem pão de queijo e tutu, todo mundo gosta. Mas a novela vai fazer com que as pessoas procurem mais, com certeza’’, acredita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário